terça-feira, 8 de maio de 2018

Vivaldo Terres (Poemas Escolhidos) III


ETERNAMENTE APAIXONADO

Só tu que me fazes esquecer,
Aquele amor de outrora.
Faz tanto tempo, 
Que isso passou.
Desde os tempos de escola.
Ela era linda apesar de adolescente,
Vivia alegre e sorria a toa. 
Com seus olhos belos...
E sua tez bem clara.
Igual a ela, 
Não conheci outra pessoa 

Adolescentes iguais a mim. 
Vivíamos encantados,
Todos nos queríamos. 
Que ela nos desse um sorriso,
Um beijo ou qualquer... 
Outro agrado.

Mas ela sempre,
Não nos dava esperanças.
Mesmo assim apesar de tudo,
Um dia que foi maravilhoso.
Ela não sorriu
Perguntou-me: 
- Queres ser
meu namorado? 
Desde aquele dia... 
Eu me tornei eternamente apaixonado 

SAI SEM PENSAR EM NADA

Sai de casa sem pensar em nada.
Mais o impossível aconteceu!
Ao passar na esquina,
Por acaso encontrei a mulher;
Que me esqueceu.

Sorriu para mim com um sorriso triste...
Daqueles que não escondem a dor;

Extraída de um coração partido.
Demonstrando mágoas.
E cicatrizes...
Causadas por um novo amor.

E ao me reconhecer.
Chamou meu nome;
E em minutos contou sua vida.
De seus olhos azuis lágrimas rolaram;
Demonstrando sinal de arrependida.

E pedindo perdão disse-me assim:
- Depois que te deixei foi que compreendi!
Que sempre te amei.
E daquele dia em diante, só vegetei...
E não mais vivi.

NOITE DE INVERNO 

Era noite de inverno o vento rugia, 
A noite era longa e o frio também. 
Minh’alma coitada de tanto sofrer... 
Chorava e gemia com saudade de alguém. 

Esse alguém que no passado... 
Estava ao meu lado e sorria feliz, 
E dizia me amar, foi embora sem deixar um adeus... 
Desapareceu para nunca mais voltar. 

E o tempo passou rápido e veloz, 
Meus cabelos escarneceram. 
E as rugas em meu rosto mostram isto também. 
Que envelheci por dentro e por fora, 
Mais o que mais me devora... 
È a saudade daquela que eu sempre amei.

PALAVRAS INDEVIDAS

No dia em que ela me disse adeus, 
E foi embora senti...
Meu ser morrer de tanta dor.
Até porque ela esquecera,
Que tinha sido eu o seu primeiro amor.

Quantos beijos trocados em delírios,
Quantas palavras de amor foram sentidas.
Quantas felicidades...
Nesses momentos maravilhosos,
E por uma só palavra foram destruídas.

Hoje sinto que era ela aquela que nasceu,
Com o objetivo para me fazer feliz.
Mas por uma simples atitude...
E uma palavra indevida por mim proferida,
Destruiu meu sonho... 
E toda minha vida.

ALENTO

Procuro nesta vida complicada e dura,
Um certo alento, para ser feliz.
Sempre a procura de um alguém!
Que me ajude a amá-la,
Com seu carinho e afeto,
Tenho certeza que serei menos infeliz.

Sonho com ela um sonho de menino,
Puro divino como o lírio em flor.
O importante para mim e encontrá-la,

Porque assim encontrarei...
O meu primeiro e único amor.

OUÇO ISSO COM TRISTEZA

Porque ainda temas em dizer me, que me amas,
E que o teu amor é o mais puro do mundo!
E que a minha fisionomia está sempre diante de ti,
E por isso não podes esquecer-me nem por um segundo.

Ouço isso com tristeza prima da hipocrisia,
Pois quando estávamos juntos, fingias amar-me!
Usando uma formula que na verdade!
Eu já conhecia.

Acredito teres algum curso de teatro!
Ou quem sabe vês muita novela...
No momento vejo-te como uma atriz,
Representando o papel duma delas.

A INFORMÁTICA

Como é importante a informática,
Uma invenção de real valor,
Na era moderna como seria difícil,
Sem esse gênio o computador.

O homem moderno fica atrapalhado,
Quando esse gênio envelhece e por isso fica ás vezes parado,
Necessitando é claro de uma revisão,
Quando isso acontece,
O nosso gênio precisa de algumas peças de reposição.

Homem moderno fica sem saber o que fazer,
Quando o sistema fica sem funcionar,
Fica varias horas se lamentando, até o mesmo voltar.

Ele fica louco e se estressa,
Quando acontece algum dissabor, ele grita, esbraveja...
Quando encontra algum vírus no computador.

Mas tudo fica bem e maravilhoso
Quando o nosso gênio com saúde está...
Então o homem cheio de alegria,
Aciona o amigo para trabalhar.

Fonte: O Poeta

Nenhum comentário: